terça-feira, 8 de março de 2011

O Mito de Perséfone

"Perséfone é descrita como uma mulher de olhos escuros por opianno, possuidora de uma beleza estonteante."


Eu serei eternamente apaixonada por esse mito, portanto resolvi coloca-lo em meu blog, para que, quem sabe, mais alguém possa se apaixonar por ele!
.
.
.

No Olimpo Deméter e Zeus geram Perséfone, que desde de jovem se mostra possuidora de uma beleza única. Um dia Perséfone estava colhendo flores em Elêusis (lugar onde mora os mortais) e vê uma flor de narciso no qual ela fica encantada ela a pega para sentir seu aroma, ao fazer isso Perséfone sente uma leve vertigem e então a terra se abre e surge Hades, apaixonado por ela, em uma carruagem para rapta-la e leva-la para o submundo.
Deméter, que era considerada a Mãe da terra, sente a falta de sua filha e uma tristeza imessuravel a domina, com isto ela sai do Olimpo e vai em busca de sua filha pelo o mundo inteiro. Durante nove dias e nove noites a deusa fica a procurar sua filha sem nenhuma pista. Enquanto Deméter está a procura de sua filha a terra fica sem vegetação e sem fertilidade.
No décimo dia Hélio (deus do sol), que presenciou todo o acontecido conta a Deméter sobre o sequestro. Deméter diz que só volta ao Olimpo quando encontrar sua filha e pede a Zeus. Este manda Hermes, o deus do caduceu de ouro, ir para o submundo e convencer Hades a devolver a filha de Deméter, Hermes consegue convencer ao irmão de Zeus à devolver Perséfone, mas este dá uma romã para ela comer. Deméter vai ao encontro de sua filha e ao abraça-la Deméter sente sua filha diferente e pergunta se ela comeu algo em Hades, ela diz que comeu uma romã e como é dito, todos aqueles que comem algo no mundo regido por Hades, não poderá deixar o local, porém Zeus consegue estabelecer um acordo, Perséfone passaria metade do ano junto a seus pais, quando seria Koré, a eterna adolescente, e o restante com Hades, quando se tornaria a sombria Perséfone, nos meses em que Kóre passa com sua mãe, a terra está fertil e florida, e quando está com Hades, Demeter traz a seca e frio chega cecando todas as plantações, assim este mito ajuda a justificar as mudanças de estação do ano.

"Os dois tinham uma relação calma e amorosa. As brigas eram raras, com exceção de quando Hades se sentiu atraído por uma ninfa chamada Menthe, e Perséfone, tomada de ciúmes, transformou a ninfa numa planta, destinada a vegetar nas entradas das cavernas, ou, em outra versão, na porta de entrada do reino dos mortos."

Nenhum comentário:

Postar um comentário